quinta-feira, 21 de maio de 2015

Diário de um estagiário #48: ADS Comunicação Corporativa

Foto: Arquivo Pessoal

Oi galera, meu nome é Aline, tenho 21 anos e estou cursando o 3° ano de RP na Cásper Líbero. Enxergo as relações públicas em tudo e procuro sempre me atualizar sobre o mercado de comunicação. Mas penso que tanto um estudante como um profissional formado, devem ler e buscar conhecimentos em outras áreas para ser um profissional diferenciado.

Não tive dificuldade de conseguir um estágio, no sétimo mês já estava iniciando meu primeiro trabalho: na agência ADS Comunicação Corporativa com foco em relacionamento com a imprensa, este é um mercado em grande expansão no Brasil e ao contrário do que muitos ainda pensam, não se resume ao envio de release seguido de follow-up, mas o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com um público formador de opinião, para isso é preciso saber quem é o jornalista, o veículo  e o que publica e se o que quer divulgar é interessante para o público leitor do canal de comunicação. Além disso é preciso conhecer bem o segmento que o cliente está inserido e quem são seus concorrentes.

A atividade em uma agência de comunicação (nas outras áreas também não é diferente) exige que eu esteja sempre atualizada. Então sempre procuro ler ao máximo, faz parte da minha rotina: enquanto tomo café da manhã procuro ficar por dentro das principais notícias em alguns portais (faço isso pelo próprio celular), como vou de transporte público para o trabalho tenho acesso aos jornais que são distribuídos próximos à estação de metrô e assim que chego na agência leio os principais jornais impressos do país.
Para trabalhar com comunicação a escrita é pré-requisito. Na agência, por exemplo, é preciso escrever desde um e-mail simples, uma nota de imprensa, release e até um texto para revista institucional. O trabalho exige um bom texto, então nada melhor do que a prática e o conhecimento da gramática (e aproveitar as aulas de técnica de redação da faculdade). Ter jogo de cintura, ser dinâmico e analista são características fundamentais para quem pretende seguir a área de relacionamento com a imprensa.

O estágio tem sido uma experiência ótima, pois com prática pude descobrir realmente o que um RP faz e como o universo da comunicação é maravilhoso. Esse é o momento de absorver o maior conhecimento possível e procurar ajuda dos profissionais que já estão a um tempo no mercado. A faculdade é muito importante, pois ela é a base para a formação do profissional, mas só a teoria não é suficiente para formar um bom comunicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)