sexta-feira, 5 de junho de 2015

Caminho da roça: um roteiro de compras na 25 de março para o seu arraial


Foto: Veja SP
Como todos nós sabemos no mês de junho é comemorada uma festa típica da região européia, que foi introduzida no Brasil pelos portugueses por volta de 1500. É a famosa festa junina, antes conhecida como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada em um mês de muito frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artificio, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade. As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.
Para não ficar de fora dessa festa a 25 de março tem a solução, as ruas da região central estão cheias de pedidas econômicas para organizar uma bela festa junina:
Tire sua botina e coloque um tênis confortável para passear pelas lojas.
Bandeirinhas são indispensáveis. A dica é fazê-las com recorte de revistas, jornais e pedaços de tecido de diversas estampas. Quem quiser também pode desenhar corações e dar um ar mais romântico.
Festa junina não precisa necessariamente ser com xadrez. Retalhos de tecido com estampas floridas são ótimos para compor a decoração. 
Potes e vasos podem ser revestidos com juta e levar flores como margaridas e girassóis.
Os doces também entram na decoração. Espetar um palito com um pedaço de tecido na ponta ajudar a dar um toque festivo.
Chapéus de palha e feno criam um ambiente mais rústico. 
Caixotes de madeira podem ser revestidos embalagens de paçoca e também servir de display para os doces.
Retalhos de tecidos antigos podem ser cortados em pequenas tiras e amarrados em um pedaço de corda fina. Os fios podem atravessar a sala de um lado para o outro. O tecido também pode ser trocado por flores artificiais. 
Use pequenos sacos de juta com velas artificiais para iluminar o ambiente.
As guloseimas também não podem faltar.
E para aqueles que não gostam de ficar em casa algumas dicas dos principais arraiais da cidade:
A dupla Victor e Léo e o cantor Thiaguinho são destaques da Festa Junina da Portuguesa. O sertanejo também toma conta do Clube Pinheiros do Morumbi, no qual João Bosco e Vinícius são responsáveis pelo encerramento da festa. Vale ainda fazer um passeio na Quermesse do Calvário, na Vila Madalena, e levar as crianças para brincar no evento do Museu da Casa Brasileira.
Para mais informações: 
http://vejasp.abril.com.br/materia/festa-junina-confira-os-melhores-arraiais-da-cidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)