terça-feira, 30 de junho de 2015

Entrevista com Yandra de Carvalho


C:\Users\Renata Braulio\Documents\foto nanda.jpg
Foto: arquivo pessoal
Yandra tem 22 anos, cursa Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi e trabalha na E. Life.

Qual foi o motivo de você escolher a área de comunicação e porque Publicidade 
e Propaganda?

É até um pouco confuso, rs. Eu sempre amei matemática na época do colégio, mas no ensino médio fiquei apaixonada pela área de humanas. Minha irmã já estava fazendo faculdade de Publicidade, então eu tinha mais contato com o curso. Eu sempre tive interesse por eventos, marketing, comunicação interna, então arrisquei em publicidade já que é um curso
 super abrangente.

 Quais conselhos você daria para quem deseja começar o curso de publicidade e propaganda?

Meu conselho é: escolha uma faculdade focada na área que você procura. Eu optei por fazer em uma faculdade que fosse mais perto de casa e que tinha nome em publicidade, mas percebi que a grade era super voltada à criação e eu sou muito mais atendimento, planejamento e marketing, por exemplo. Eu não me arrependo, porque aprendi muito, mas agora pretendo fazer algum curso complementar para poder focar no que quero mesmo.

Você pode falar um pouco sobre a rotina de um publicitário?

É louca, corrida, sem previsões, muito incerta, mas é isso que eu gosto. Eu nunca fui muito ligada a rotinas, então gosto de novidades. O publicitário precisa estar pronto para qualquer situação, hoje seu dia pode estar tranquilo, daqui 5 minutos pode virar uma loucura, ainda mais pra quem trabalha com redes sociais. 

Você já atuou em áreas diferentes dentro da comunicação ou sempre focou mesmo em Publicidade e Propaganda?

Não e acredito que isso foi uma falha minha, pois quando você faz estágio e faz faculdade, essa é uma boa hora para se jogar em todas as áreas e experimentar de tudo, mas não foi o meu caso. Meu primeiro emprego foi em uma empresa voltada a mídias sociais e até hoje estou nela, sempre trabalhei nessa área e adoro, mas tenho um pouco de dúvidas sobre as outras áreas de PP, que, aliás, são muitas. 

 Você teve muita dificuldade de encontrar estágio no começo da sua carreira?

Confesso que fiz muitas entrevistas, muitas mesmo, porque tem muita gente que faz publicidade, principalmente aqueles que nem sabem o porquê de terem escolhido esse curso, rs. É bem concorrido, mas acho que vale a força de vontade de cada um, eu insisti algumas vezes até entrar na empresa que trabalho.

Você pode dar alguma dica para as pessoas que pretendem seguir essa carreira, mas não sabem muito bem o que esperar?

A gente nunca sabe o que pode aparecer na nossa frente e o que vamos querer no futuro, porque os gostos podem mudar, mas meu maior conselho é você se conhecer mais, fazer algum curso profissional para conhecer as áreas que essa profissão tem e também conversar com profissionais que estão por dentro desse mundo dos publicitários.

O que você destaca no seu trabalho/profissão que mais te encanta?

Eu gosto bastante das novidades que essa profissão tem, por ser muito flexível em relação à várias coisas, como o modo de pensar, como se comportar, por exemplo. Neste meio toda opinião é válida, toda boa ideia pode virar grandes cases. Acho que publicidade é uma profissão mais divertida e também super estratégica, então isso é o que mais me encanta.

Você já trabalhou em outros lugares? Consegue citar as principais diferenças das suas atividades em cada lugar?

Nunca trabalhei, sempre trabalhei em um lugar só, mas já estive em cargos diferentes e posso dizer que os desafios só aumentam, a responsabilidade também e é sempre bom ficar atualizado de tudo o que acontece, acho que essa é a principal diferença, você precisa ficar atento à tudo. Ter que lidar com diversas pessoas de diferentes tipos, ser super focada e, por trabalhar com redes sociais, ficar esperta as coisas que acontecem ao seu redor para poder agir rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)