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Foto: Arquivo Pessoal |
Ana é
formada em Jornalismo pela PUC-SP, com especialização em Marketing, pela Madia
Marketing School, e em Comunicação Empresarial, pela ESPM. Atuando há 16 anos
em Comunicação Corporativa e Assessoria de Imprensa, iniciou sua carreira em
1997 onde auxiliou no atendimento de grandes contas, como Sistema SESI e SENAI,
Ministério da Saúde e Telecurso 2000. Trabalhou em um portal voltado para
Construção Civil, Arquitetura e Decoração. Desenvolveu inúmeros projetos de
comunicação interna e externa, e atendeu a clientes em diversas áreas, com
destaque para Libbs Farmacêutica, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Semesp
e Helibras. Conquistou importantes resultados no atendimento à Droga Raia, HAYS
Brazil e Alliance Coaching, além de marcas de beleza, como ADCOS, Vizcaya, OX e
Hydratta. Na Fundamento, atendeu a Shire Farmacêutica, CARE Brasil e Projeto
Garibous como executiva de atendimento. No final de 2013, assumiu a gerência de
atendimento de consumo, passando a ser responsável por um dos principais
clientes da agência, a Reckitt Benckiser (RB) e suas 10 powerbrands (como Veja,
Vanish, Veet, Harpic, Airwick etc.), para o relacionamento com imprensa e
projetos especiais.
1. Como é a rotina de um gerente de atendimento?
Um
gerente precisa estar antenado tanto no dia da sua equipe (operacional), como
no planejamento estratégico dos clientes, além de ter que atender as
expectativas da empresa onde trabalho, em termos de qualidade no atendimento e
de rentabilidade da sua unidade. Ou seja, precisa fazer várias coisas ao mesmo
tempo, estar copiada em um monte de e-mail, responder estrategicamente vários
deles, tem que ler muito sobre o que se passa no mercado, participar de muitas
reuniões (internas e externas) e fazer o dia a dia, também - escrever releases,
fazer cronogramas, relatórios, clipping, planos em ppt etc.
2. Quais foram as principais mudanças que você pode
observar na assessoria de imprensa com o
boom da tecnologia?
Acho que
mudou muito a abordagem com os jornalistas (antes funcionava mais ligar para
ele para vender uma pauta, hoje eles preferem fazer tudo por e-mail, facebook,
whatsap); o alcance das mídias digitais cresceu muito o que elevou sua
importância nos planos de comunicação (antes, o cliente queria sair no jornal
ou revista impressa, hoje se sair em um portal de notícias ou em um blog de
grande visibilidade ele fica muito mais feliz) e a importância das pessoas
físicas como comunicadoras, tanto como influenciadoras (blogueiros, instablog,
vlog etc) ou o próprio consumidor comum passou a ter um poder de se comunicar
(tanto para o bem como para o mal) enorme.
3. Qual é o papel do assessor para que a marca
atinja suas expectativas perante o seu público?
O
assessor (ou melhor, o Relações Públicas) tem a responsabilidade de cuidar da
reputação de uma empresa/marca/pessoa. Ou seja, ele tem que pensar em como
melhorar a imagem do seu cliente sempre. Tem que estar atento aos riscos,
possíveis crises, e oportunidades para alavancar o conhecimento e a reputação
do seu cliente. Uma empresa/marca/pessoa com boa reputação no mercado pode
cometer um erro, mas se for transparente e resolver a questão de boa fé, a
opinião pública “perdoa”. Se não tem, um deslize pode significar o fim de uma
organização.
4. O que você acha dos novos profissionais de
comunicação que estão no mercado?
Acho que
são bem antenados com as novas mídias, têm ideias interessantes, são esforçados
para aprender o trabalho.
5. Qual foi a experiência mais marcante na sua
carreira até agora?
Todas as
vezes que assumi uma posição de liderança de equipe foram bastante
desafiadoras. A primeira aconteceu antes dos meus 30 anos, então, era bem
puxado e estressante. Mas foi um ótimo aprendizado. Mais recentemente, quando
eu assumi a gerência de atendimento na atual agência que eu trabalho também foi
impactante para minha carreira porque pela primeira vez na minha vida
profissional eu passei a ser responsável pelo desenvolvimento da minha equipe e
pela rentabilidade da minha unidade. Então, além da qualidade do atendimento ao
cliente, eu tinha que estimular e preparar as pessoas da equipe, avaliar e até
mesmo demitir pessoas. Pode parecer lindo ser gestor, mas às vezes é duro ter
que tomar certas decisões.
6. O que é necessário para ser realizado
profissionalmente no ramo da comunicação?
Para
mim, é gostar do que faz. Você precisa se identificar com o trabalho (com o dia
a dia) e com os clientes que você atende. Além disso, é fundamental você estar
com pessoas que você se dá bem, com um chefe que você respeite e admire, em uma
empresa onde os valores sejam os mesmos que os seus. Se você é feliz no
trabalho e dá o seu melhor, automaticamente seus resultados também serão bons
(ou ótimos) e você será reconhecido e bem remunerado.
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