Foto: arquivo pessoal |
Juliana Issa tem 24 anos, e se formou em Publicidade e Propaganda no Mackenzie no final do primeiro semestre de 2012, trabalhou na Santa Clara na área de planejamento, ficou lá 2 anos e adorou trabalhar lá, achou uma experiência muito bacana, em uma área que ela não conhecia de publicidade. Ela sempre ouviu falar muito de atendimento e criação, mas quando ela foi para a área de planejamento, achou super legal conhecer essa área que explora mais as estratégias, o público alvo, o pensamento da marca etc. Ela se pós-graduou recentemente na Belas Artes em consultoria de imagem e estilo, terminou a pós no final do ano passado, e hoje ela atua com seu blog na área de moda/estilo. Também é consultora de imagem do shopping Villa Lobos, e atua na área autônoma na consultoria de imagem pessoal.
Enquanto fazia a sua pós-graduação, Juliana foi coordenadora de mídias sociais, trabalhou na área de marketing da Belas Artes e hoje ela atua nisso. O blog ela fez em 2011 chamado “a roupa nossa de cada dia”, e leva até hoje com parcerias de marcas, fotos dos looks do dia a dia, também dá dicas de looks, tendências, fala um pouco de beleza também, viagem, e um pouco de tudo, mas com o foco no universo da moda, ela tenta trazer um pouco dessa consultoria de imagem online, apesar de ser um pouco mais genérica por não tratar com pessoas únicas, ela fala pra uma massa e aborda de uma forma genérica, mas quando atua na área de consultoria de imagem - que é uma área mais pessoal - ela fala diretamente com a pessoa, e foca na consultoria de imagem para a própria pessoa.
Sobre seus hobbies, ela diz que o blog toma muito tempo, mas ela é apaixonada pelo o que faz, então na verdade ela diz que o trabalho dela acaba sendo o seu hobbie, ela se dedica muito para isso, então as fotos, o escrever do blog, as pesquisas, estudando a moda, com isso, ela considera isso como seu hobbie mesmo. Ela faz academia porque diz que precisa, não porque ela ama, mas ela sempre está por lá, também adora assistir filmes com seu namorado, ama jantares em família e gosta de estar ao lado de quem ama.
Por que escolheu Publicidade e Propaganda?
Um dos critérios da escolha para este curso foi por eu ser uma pessoa criativa, mais para área de humanas. Na época do vestibular, fiquei em dúvida entre Arquitetura e Publicidade, mas o lado criativo do curso me chamou mais atenção. Que no final, acabei indo para o lado do Marketing.
Quais são os prós e contras do curso?
Acho que os prós da Publicidade é a liberdade que as pessoas têm de expressar o que se sente, de você poder participar do resultado final, de toda a equipe fazer parte do projeto e ter a oportunidade de ver o seu nome registrado no final, porque quando o projeto vem, ele passa por todas as áreas, no atendimento que ele fala diretamente com o cliente, o planejamento que faz a parte “pensante”, que constrói estratégias, vê o público alvo, e a criação que põe a mão na massa, executa todo esse processo depois que se passa pelo cliente. Então eu acho muito legal esse trabalho em equipe e essa liberdade que você tem de colocar o “seu pensar”, com as vontades do cliente, claro, no trabalho. Além do fato de não ter essa formalidade de vestimenta, que para mim sempre foi um ponto a favor. Os contras do curso eu acho que é que ele suga muito o seu tempo, não tem muitas “regras”, então muitas vezes você tem que deixar a sua vida de lado para viver para o trabalho. É uma rotina muito desgastante.
Qual a importância do relacionamento em redes sociais?
A importância do relacionamento das redes sociais para mim é 100%, eu acho que quem não está um pouco nas redes sociais está um pouco “morta”, porque ela não existe para o mundo. Então eu acho primordial você ter uma boa comunicação, uma boa identidade visual para expressar nas redes sociais, porque hoje o consumo é de imagem, então as suas imagens têm que estar muito bem elaboradas, muito atrativas, porque a rede social é isso. O texto é o complemento da imagem. Então eu acho que a imagem é uma fonte indispensável para uma marca ser bem-sucedida hoje, ter um bom relacionamento com seus consumidores. Complementando um pouco mais sobre esse assunto de Redes Sociais, junto com a área que eu atuo, que é Consultoria de Imagem, na qual o próprio nome já diz, a imagem hoje tem que ser muito bem tratada, e que no meu caso que é a moda, eu tenho que estar sempre muito atenta nas imagens e nos assuntos que estão sendo abordados, como eu posso fazer para aquele assunto se tornar mais interessante e pertinente para a pessoa.
Foto: arquivo pessoal |
Quais as dificuldades que você encontrou ou encontra no mercado?
Acho que o mercado de trabalho é muito rotativo, e isso tem o ônus e o bônus. O ônus de tudo isso acho que você não tem uma estabilidade no trabalho. Mas o bônus disso é que você também sempre está podendo mudar, conhecendo mais pessoas, mais áreas, mais agencias, mais trabalhos. E é muito difícil um publicitário qualificado, com experiência, com um bom perfil, ficar desempregado. Porque é um ramo muito rotativo.
O que há de mais interessante na profissão?
O que há de mais interessante na publicidade eu volto a falar da liberdade, que você tem de tomar algumas atitudes. É claro que tem certas hierarquias dentro da agência, mas mesmo assim você tem. Vi isso quando eu era estagiaria e fui efetivada na área de Planejamento, e sentia que desde o estágio eu tinha muita liberdade lá dentro.
Que conselho você dá a essa nova geração de pessoas que estão nesse ramo de comunicação?
Meu conselho é para que elas sempre busquem estar em contato com as mídias sócias, estar ligado em tudo, ter muito conhecimento de cases de sucesso, estar se atualizando sempre. Estar em contato com redes sócias. Ter uma visão Macro da publicidade, e não apenas de uma área só. Acho legal percorrer o ciclo que há nessa área, e ir descobrindo o que você gostaria de estar atuando, tendo uma visão geral de todos os campos.
Link do blog: http://www.aroupanossadecadadia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)