quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Péssimo dia para o machismo




No último domingo (25), todas as atenções e tensões nas redes sociais foram voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que trouxe um tema muito importante na sociedade atual em sua redação, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
O assunto trouxe diversas opiniões. Tanto críticas quanto elogios foram fortemente mencionados, atingindo mais de um milhão de menções no Twitter, o balanço foi feito pelo próprio microblog, em apenas 18 horas.
No Facebook, o tema foi destaque nas publicações de seus usuários. Por um lado, os defensores da causa que postaram textos elogiando a escolha do tema, tendo em vista a necessidade do respeito a Lei Maria da Penha - lei que defende mulheres que sofrem crimes domésticos cometidos pelos seus companheiros. Já por outro lado, a temática foi abordada por muitos comentários de forma negativa, sendo criticada pelo seu teor feminista e acusada de ser discriminatória.
O ENEM já havia criado polêmica no primeiro dia de prova, por conta de uma questão que abordava os movimentos feministas do século XX e citava uma frase de Simone de Beauvoir, escritora francesa referência feminista. A polêmica defendia homens que sofriam crimes realizados por suas esposas, algo que mesmo em uma quantidade consideravelmente menor, ainda acontece, criando uma forte oposição aos movimentos feministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)