quarta-feira, 6 de maio de 2015

Storytelling, uma forma de humanizar grandes empresas


Não é incomum encontrar pequenas histórias com grandes enredos em embalagens de algumas marcas pelo supermercado que contam como e quando a marca ou a empresa surgiram. Essas histórias fazem parte de um estilo de marketing chamado storytelling, que vem da junção de duas palavras em inglês story (história) e telling (contar), ou seja, é uma técnica que usa histórias contadas ou criadas pela própria empresa a fim de humanizá-la aos olhos do consumidor e fazer com que ele se comova e se sinta mais próximo da marca de alguma forma. 

Porém algumas marcas podem ir longe demais ao imaginar uma história e isso afeta diretamente o consumidor, que acaba se sentindo enganado por ela. Foi o que aconteceu com a marca de sucos Do Bem, que afirmava em suas embalagens que as laranjas usadas para fazer o suco, vinham da fazenda do senhor Francesco, localizada no interior de São Paulo, e que elas eram fresquinhas. A história fez com que os consumidores se identificassem com a marca por ser mais “orgânica e eco-friendly” que as demais e assim adquirissem seus produtos. Todavia, pesquisas acabaram mostrando que a Do Bem era fornecida, na verdade, pela Brasil Citrus e outras gigantes.

Foto: http://comendocomosolhos.com/wp-content/uploads/2014/12/diletto-conar-suco-do-bem-2.jpg
Neste caso, o consumidor sentiu-se enganado, mesmo após a marca afirmar que ainda trabalha com os agricultores da história original, apesar de ser fornecida por grandes empresas. 
 Visando deixar a imagem da organização mais bonita vendeu uma propaganda enganosa e frustrou clientes.

Entretanto usado com sabedoria e transparência, o storytelling continua sendo uma das técnicas mais eficazes para promover e humanizar uma marca nos últimos tempos. Afinal, quem não adora ouvir uma boa história?

Fonte: Revista Exame

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