terça-feira, 22 de setembro de 2015

Entrevista com Caio Funk

Foto: Arquivo Pessoal


Olá, meu nome é Caio Funk tenho 28 anos e cursei na Universidade Paulista, fiz o curso de Propaganda e Marketing. Nunca fui muito bom em falar de mim, na verdade não gosto muito, sou publicitário de coração, apaixonado por filmes, livros e séries. O resto vocês descobrem com o questionário.

Qual foi sua primeira experiência de trabalho?
Minha primeira experiência de trabalho não foi muito boa, também não foi na área. Aos 17 anos estagiei como técnico de informática. Na área [de comunicação] minha primeira experiência foi como designer em uma empresa de comunicação visual, minhas principais atribuições era criar layouts para banners e fachadas.

 Qual foi sua identificação com o curso? Quando decidiu e por quê?
Antes de ingressar na área eu fiz dois cursos anteriores: ciências da computação e engenharia da computação, mas não me sentia a vontade em ambos os cursos devido ao excesso de matemática e também não tinha identificação com as outras pessoas do curso, me sentia um peixe fora d’agua. Decidi pelo curso de propaganda e marketing quando falei com um reitor do curso e ele me disse uma frase que me identifiquei e fez com que eu me apaixonasse pelo curso: “Em marketing um mais um pode ser três.”.

Você fez alguma pós-graduação ou outra faculdade/curso?
Ainda não fiz nenhuma pós, mas pretendo fazer alguma pós voltada para a publicidade e em seguida pós em cinema. Cursos eu fiz alguns focados em linguagem neuroliguística.

Algum diferencial que realizou ou alguma experiência diferente que você teve nesse percurso?
Minhas experiências mais marcantes até hoje acredito que foram na faculdade, enquanto eu descobria um mundo novo de possibilidades, desde organização de eventos a planejamento de empresas, todos que já consegui aplicar profissionalmente hoje, mas nada marca tanto quanto as primeiras experiências.

Em qual ramo você atua hoje em dia? Quantos anos você está na mesma empresa?
Hoje minha função é de gerente de marketing em uma empresa no ramo de equipamentos para foodservice, estou aqui a cerca de um ano.

Como funciona sua empresa de trabalho?
Somos uma fábrica e trabalhamos apenas com o B2B, vendemos para revendas que passam  para o cliente final, minhas principais funções são criação de campanhas de vendas, criação de material impresso e digital para a empresa e desenvolvimento de layout de novos produtos.

Você aprendeu algo fora da faculdade que contribuiu no seu dia a dia? Como você vê o mercado de trabalho de Relações Públicas?
Para a área de comunicação tudo que aprendemos e vivenciamos contribui em nosso dia a dia. Tudo pode ser usado como referência um dia na criação de um plano de marketing ou em uma campanha publicitária. A área de relações publicas é uma das que acredito ser mais interessante no ramo publicitário, pois é a que se comunica em nome da empresa. Infelizmente noto que poucas empresas dão o devido valor ao ramo, porém as que dão possuem uma vantagem competitiva enorme.

Você pode dar alguma dica para quem está começando a carreira ou pensando em escolher o seu curso?

A dica que eu dou é: viva a vida, pessoas do meu curso são conhecidas por serem criativas, mas nem todas as pessoas nascem assim. A criatividade é algo que pode ser trabalhada e desenvolvida, por isso digo para viver a vida, criatividade nada mais é do que experiências que vivemos aplicadas da forma correta, por isso é importante que você tenha um repertório cultural abrangente. Veja filmes, leia livros, ouça musicas novas, vá em museus, exposições de arte, dê uma chance para algo que você não ache tão interessante, pois quando você precisar ser criativo e estiver fazendo seu brainstorm alguma dessas referências virão a sua mente e você criara algo genial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)