terça-feira, 4 de outubro de 2016

Entrevista com Danilo Vidal

Nome: Danilo Vidal Magliocca
Idade: 29 anos
Profissão: Publicitário
Graduação: 2010 - Anhembi Morumbi - Comunicação Social: Publicidade e Propaganda

Agência MADRID - madridbr.com

1) Como foi abrir a sua próprio empresa? Quais são as vantagens e desvantagens? O que vocês fazem basicamente?
Tudo começou há 3 anos, quando trabalhei em uma agência de publicidade e tive experiências muito valiosas para essa decisão. Com pouca visão vanguardista e desorganizada, percebi que existia um enorme potencial criativo e produtivo nos nossos parceiros de trabalho, mas que não estavam sendo lapidados, por conta do excesso de trabalhos pesados, pouco criativos e flexíveis. Diante deste ambiente e inspirado na frase de Philip Sidney: "ou eu encontro um caminho ou eu o faço", decidi mudar o meu objetivo e comecei a buscar freelas. Em pouco tempo percebi que a demanda era alta e o mercado sentia uma enorme carência por um bom atendimento. Pensando nisso, convidei o meu parceiro de trabalho Rodolpho Pacolla  para ser meu sócio, pois ele tinha as mesmas percepções e opiniões a respeito de nossa experiência na agência. Prontamente aceitado! Rodolpho estava estudando e aplicando os conceitos do Design Thinking e Service Design aos trabalhos da agência que trabalhávamos, o que foi um grande diferencial em nossos trabalhos atuais, facilitando a criação de protótipos e projetos de um modo mais claro e dinâmico. Decidimos então fundar a Agência Madrid, que recebeu esse nome por termos nos conhecido e, de certa forma, foi onde toda a história da agência começou, num edifício com esse mesmo nome. A ideia e objetivo principal dela é a de entregar os materiais de qualidade, acompanhados de um atendimento diferenciado e muito mais próximo.  

Acredito que todo mundo que trabalha com criação deseja trabalhar com liberdade e essa é a nossa principal vantagem. Minha rotina mudou completamente permitindo me aprofundar mais em cada projeto, e seguir o conceito de Design Thinking que agrega muito mais qualidade aos trabalhos, visando sempre mais aprendizado e estudo e menos "mão na massa". Em contrapartida essa liberdade esta mergulhada em muita responsabilidade e acasos. É como um "equilíbrio de taças", gerenciar diversos clientes com demandas urgentes mantendo a qualidade e o prazo dentro do esperado.

Hoje, a empresa possui 2 anos e o nosso foco é contribuir para o desenvolvimento da empresa analisando e auxiliando estrategicamente, para melhorar a comunicação e transmitir os valores fundamentais do empreendimento para seus consumidores, desenvolvendo todo tipo de material promocional impresso ou digital. Como, por exemplo, vinhetas, anúncios, landing pages, marcas e etc.

2) Em quantas empresas/agências você trabalhou antes de iniciar seu próprio negócio?
Trabalhei 8 anos em uma agência de eventos, em uma editora durante 2 anos e 3 anos em uma agencia de publicidade. 

3) Qual é a sua dica para um recém formado ou para um aluno de comunicação?
Eu tenho a visão de que grande parte dos estudantes, ao saírem de um curso de graduação, acreditam que estão prontos e deixam de continuar os estudos, esperando que o mercado termine a sua formação e lhe traga sucesso. A minha dica é praticar de acordo com o conceito do Double Diamond.
 
 

Acredito que deste modo, mesmo que não seja possível prosseguir para um curso ou pós graduação, seu aprendizado será contínuo. Dá pra aplicar em qualquer projeto que inclua pesquisa e criação como uma marca, TCC ou até mesmo uma receita de bolo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)