quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comunicação Digital


O post dessa semana no Espaço Repertório é sobre Comunicação Digital que, por definição, configura-se como uma estratégia e parte integrada da comunicação organizacional, presente no ambiente corporativo como uma combinação entre proposta comunicacional da organização e características do público. (FONTE: texto "a cultura da virtualidade real").
Agora, já ficou claro que os recursos digitais ainda são pouco explorados e levados à sério por algumas marcas/empresas. A pergunta é: não levam à sério por falta de consciência dos seus benefícios ou porque dá muito trabalho e custa muito?
Fazer comunicação digital bem feita dá trabalho, "requer experiência, habilidades específicas, estudo, pesquisa, planejamento detalhado e atenção redobrada na implantação e no acompanhamento da campanha. Projetos mal planejados e/ou implementação falha acarretam na ineficiência do meio. Utilizar a internet como plataforma de comunicação apenas porque está todo mundo nela não é o melhor caminho para a eficiência." (FONTE: mundodomarketing.com.br)
A questão é que ainda acredita-se que existe uma "opção" de fazer parte das mídias digitais ou não. Falso dilema, pois essa opção não existe, todos já fazem parte delas, as pessoas já comentam, reclamam e opiniam sobre elas, seus serviços e produtos. O desafio é como interagir com responsabilidade, fator que desencoraja muitas empresas.
Um dos caminhos que vêm dando certo é se o cliente/consumidor for colocado a serviço da criação e divulgação dos seus produtos, isso as mídias digitais permitem, e os resultados são consideráveis e os custos reduzidos drasticamente.
As mídias sociais já fazem parte da vida de todos, cada vez mais presentes, tudo se transforma a cada minuto e ainda há marca/empresa que não olha para o digital com o devido cuidado. Quando o assunto é comunicação digital, ainda estamos um pouco longe do ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)