A forma mais simples de elucidar este conceito é pensar que há uma tela branca onde o individuo pinta a imagem de sua empresa a partir do que vê e sente. Imagem esta, gerada através das mensagens e elementos transmitidos pela Organização. Possibilitando assim, a elaboração de sua percepção pessoal (sua pintura), que compartilhada e agregada às outras percepções (seus companheiros de trabalho) forma o chamado inconsciente coletivo, ou seja, a cultura da Organização, portanto, sua Identidade.
Identidade corporativa é um conjunto de características criadas com a finalidade de que a empresa seja “única”. Como um DNA, que pode ser construído por três pontos; 1 - O que a organização diz; 2 - O que ela realmente faz; 3 - E o que dizem, e também está ligado aos objetivos dessa organização.
Definir esse DNA é de extrema importância, pois a Organização é considerada um organismo vivo e funcional, logo, deve haver uma sua Identidade e Imagem. Sem objetivos, valores e cultura Organizacional claros, a imagem transmitida pela empresa ao seu publico, será mal compreendida. Surtindo o efeito contrario nos resultados finais da produção, como a formação de públicos contraditórios (tanto interno, quanto externo). O individuo não consegue pintar a tela com as informações corretas.
Um exemplo simples é uma empresa cuja função é montar uma campanha publicitária para mostrar o quanto preza pelo bem estar de seus clientes, mas deixa o mesmo em filas, ou horas em seus SACS.
O Resultado é imagem confusa que a empresa transmite aos seus públicos, pois diz uma coisa, mas na prática isso não acontece. E as esses mal-entendidos que causam um forte impacto nos lucros de uma Organização.
Identidade Imagem: conjunto de características, valores e crenças com que a organização se auto-identifica e se diferencia das outras organizações existentes no mercado. * corresponde à percepção ou tradução psicológica da identidade corporativa, isto é, à visão que o público em geral tem da organização.
Uma boa definição é a do autor Joan Costa, no livro; Comunicación corporativa y revolución de los servicios, que diz:
"A imagem é a resultante da identidade organizacional, expressa nos feitos e nas
mensagens. Para a empresa a imagem é um instrumento estratégico, um conjunto de
técnicas mentais e materiais, que têm por objetivo criar e fixar na memória do público,
os ‘valores’ positivos, motivadores e duradouros. Estes valores são reforçados ao longo
do tempo por meio dos serviços, as atuações e comunicações. A imagem é um valor que
sempre se deseja positivo – isso é crescente e acumulativo –, e cujos resultados são o
suporte favorável aos êxitos presentes e sucessivos da organização". (Costa, 1995: 45).”
Por tanto é essencial à imagem e identidade andar sempre juntas, pois uma é a ponte
para a outra, e o alinhamento desses dois valores é um organização honesta que respeita
os seus públicos.
Referências: Planejamento de relações públicas na Comunicação integrada. Margarida
Maria Krohling Kunsch , Editora Summer.
COSTA, J. Comunicación corporativa y revolución de los servicios. Madrid: Ediciones
de las Ciencias Sociales, 1995.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)