Imagem: geomundo.com
A sociedade está rodeada
das mais diferentes mídias, sendo bombardeada constantemente de informações, e
influenciando fortemente o seu entretenimento, definindo opiniões políticas e
comportamentos sociais. Essas profundas mudanças no âmbito da sociedade fez
constituir, segundo Douglas Kellner, uma nova configuração na economia, gerando
um novo tipo de consumidor, o internauta. Essa economia baseada na internet
está ligada fortemente à cultura do consumo e entretenimento, na qual os
negócios e diversão se fundem.
Para
ter vida longa nesse novo mercado, as estratégias de negócios comerciais têm de
ser muito interessante para prosperarem, o que fez surgir um novo conceito em
publicidade, a economia baseada no
espetáculo.
Em um mundo de negócios
competitivos, o fator “Diversão”, segundo Debord, pode servir de ponte para
alavancagem comercial. Por esta razão, as empresas procuram mostrar em
suas publicidades, de forma mais divertida, os seus anúncios comerciais.
Um
exemplo clássico, são os anúncios da Budweiser, um deles mostra rãs falantes
que nada nos falam sobe a cerveja, mas que chama a atenção do público.
No mercado global, as
empresas fazem circular, diariamente, suas imagens e marcas em forma de
espetáculos. Infinitas promoções fazem circular os ícones do McDonald´s, Nike,
Apple, Intel etc., nos espaços da vida cotidiana. Eventos esportivos, programas
de TV, filmes, e onde quer que consiga atingir os olhares de um comprador em
potencial a mercadoria chega e ocupa totalmente a vida social.
A
estratégia do espetáculo seduz o público a se identificar com suas atitudes, e
querer o que está sendo oferecido, essa profunda influência na mudança dos
hábitos na sociedade é alcançada utilizando os meios de comunicação e induzindo
os cidadãos a se identificarem com suas ideologias comerciais.
Consequentemente, a
publicidade, o marketing e as relações públicas são partes essenciais do
espetáculo das mercadorias no mercado global.
As praticas de publicidades estão cada vez mais surpreendendo os clientes...
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