quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Valor da Graduação





O mercado brasileiro vive um aquecimento como há muito não se via. Obras de infraestrutura, necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, parques tecnológicos, investimentos em mineração, pré-sal e a lista de áreas que tem demandado de maior número de profissionais especializados é extensa, assim como as oportunidades que estão presentes eventualmente.
O número de vagas disponíveis é diretamente proporcional ao aumento dos investimentos, mas isso não significa que qualquer profissional será contratado, pois poucos serão os que terão ascensão na carreira. Aos olhos do mercado de trabalho brasileiro, fazer uma especialização deixou de ser diferencial e se tornou pré-requisito.
Com a popularização dos meios de graduação pelos programas do governo, os diplomas de pós-graduação, doutorado e mestrado passaram a possuir um maior valor, pois é um diferencial adquirido pelo estudante que vai concorrer com outro que possui apenas a graduação. As empresas tem valorizado mais mestres e doutores tanto com cargo maiores quanto com melhor remuneração, pois isso traz para ela uma melhor reputação e imagem.
O Brasil visa, aos poucos, seguir os exemplos dos Estados Unidos e do Japão, onde os projetos de inovação são desenvolvidos em parceria por executivos e pesquisadores. Assim, algumas empresas também oferecem oportunidade para o profissional que tem a intenção de cursas um mestrado ou doutorado futuramente, incentivando-o a crescer tanto na sua vida profissional quanto na vida pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)