O consumo interno é o que ajudar a manter a economia brasileira, e seu maior público é a classe C, que na última década aumentou, visto que a população deixou a linha da miséria. Porém, o aumento da inflação começa a preocupar as famílias pertencentes a essa classe e, claro, a economia do país.
Os consumidores estão passando da euforia pelas compras para o autocontrole. O que também ameaça a economia, além do aumento da inflação, é o endividamento de algumas famílias pelo consumo exacerbado.
Ao reduzir o IPI, o governo incentivou a compra de produtos industrializados, como geladeiras, televisões, automóveis, celulares, surgindo, então, a oportunidade de compra. Por outro lado também foi disponibilizado aumento da liberação de crédito, criando a combinação perfeita para o consumo exacerbado e irresponsável.
O brasileiro está mais comedido. Existe um ar de incerteza e desconfiança entre no mercado, afinal, essa nova classe média já está dividida. Boa parte se encontra em uma “zona de rebaixamento” e corre o risco de voltar à classe D em decorrência das condições da economia brasileira: combinação de inflação persistente e juros altos. E a tendência é cada vez piorar! Por mais que a porcentagem de desemprego hoje no Brasil seja baixa, caminhando dessa forma não vai demorar muito para que isso se torne passado.
O modelo de política econômica baseada em incentivo ao consumo está desgastado. É urgente a necessidade de criar uma alternativa. Temos um cenário onde a classe C precisa criar um balanço, e com muito jogo de cintura lidar com o consumo. E, para a economia, a responsabilidade do mercado alinhado preços atrativos e disponibilidade de crédito consciente.
Com todos esses dados e previsões nada positivos o que nos resta é estudar e analisar não apenas o nosso estado econômico, mas também em quem vamos votar nas eleições que se aproximam. Precisamos ter certeza de que o nosso próximo/ próxima presidente irá ter conhecimento, preparo e competência para reverter o futuro plano econômico do país.
Link da matéria: http://economia.terra.com.br/videos/inflacao-diminui-poder-de-compra-da-classe-c,7631098.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)