sábado, 28 de março de 2015

Terapia Assistida por Animais (TAA)




Durante tratamentos médicos, os pacientes precisam receber o dobro de carinho e atenção. Diversos voluntários vão até hospitais para alegrar pessoas de todas as idades e ajudá-las a enfrentar esse difícil momento. Contudo, não são só pessoas que têm realizado esse trabalho, pets também entraram para a lista de colaboradores.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste na participação de animais como co-terapeutas dos pacientes, a fim de auxiliá-los a atingir os objetivos propostos pelo tratamento no qual são induzidos.

No Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a entrada de bichos de estimação é liberada desde o ano de 2009, com a autorização do médico responsável por cada paciente. Muitas instituições e ONG's também trabalham levando esses animais até escolas, hospitais e centros de recuperações, como no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo.

No Hospital do Câncer de São Paulo, eles passam por uma espécie de entrevista e trabalham como voluntários uma vez por semana ou até mais. "O bichinho deve ser tranquilo, precisa deixar ser abraçado, beijado e apertado sem que reaja agressivamente" - explica o adestrador José Luis Doroci, fundador do Projeto Novo Guia. Os animais mais comuns são os cães e os cavalos, que no geral tem um temperamento mais dócil. Mas gatos, jabutis, peixes, coelhos e aves também podem e são usados nesse tipo de projeto. Até mesmo botos, cobras e aranhas, animais bem mais exóticos, são terapeutas. Quando o pet pertence ao dono, um profissional especializado em TAA pode ajudá-lo a fazer a terapia em casa com o bicho de estimação.

Para você que tem um animalzinho dócil e quer ajudar, leve-o para um dia diferente divertido em prol da sociedade!

Para saber mais, acesse: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16239-animais-tambem-podem-ser-terapeutas-e-ajudar-no-tratamento-de-doencas/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)