segunda-feira, 30 de março de 2015

Mesmo sem chuva, Cantareira sobe pela 18ª vez consecutiva


O sistema Cantareira voltou a subir na segunda-feira, mesmo com as precipitações sendo nulas, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Os seis reservatórios do sistema avançaram pela 18ª vez consecutiva, atingindo 13,6%, considerando a utilização do volume morto, água que fica abaixo das comportas, e 17,6% contabilizando a capacidade total em relação apenas ao volume útil (acima das comportas).



Os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informam que o volume de água armazenado passou de 168,3 bilhões de litros para 173 bilhões entre ontem (23) e hoje (24). O volume de chuva sobre o Sistema Cantareira superou a média histórica do mês de março no final de semana e, nesta terça-feira, acumula 189,9 milímetros (mm), 6,7 % acima do esperado (178 mm).
Quase todos os outros mananciais do Estado apresentaram alta. O Alto Tietê passou de 22,9% para 23%, enquanto o Guarapiranga foi de 83,8% para 84,3%. O Alto Cotia avançou de 62,9% para 63,4%, e o Rio Claro subiu de 42,9% para 43,1%. Apenas o sistema Rio Grande não subiu, ficando estável em 98,3%.
A falta de água trouxe diversas consequências para o país, como na agricultura, economia e na vida cotidiana em geral. Mas, como vimos na matéria, essa crise está sendo revertida, de modo que, as chuvas juntamente com a colaboração da população pouco a pouco estão contribuindo para a normalização dos reservatórios. 
O fato é que com o racionamento da água parte da população brasileira tem feito consumo consciente, pensando no futuro do Brasil.

E, para continuarmos a economizar água e praticar a sustentabilidade, temos algumas dicas básicas:

1 - No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 

2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água. 

3 - Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. 

4 - Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras. 

5 - Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros. 

6 - Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada. 

7 - Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 

8 - Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. 

9 - Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. 

10 - Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Faça sua parte!

Fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/mesmo-sem-chuva-cantareira-sobe-pela-18-vez-consecutiva,c93f2606fbb4c410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)