Um dos grandes problemas que o mundo enfrenta atualmente é o exacerbado desperdício de alimentos. Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) em 2013 foi calculado que um terço (1/3) do alimentos produzidos acabam sendo descartados nos lixos. Uma grande parte do desperdício na área de hortifrúti vem do fato de alguns alimentos crescerem com formatos diferentes, sendo considerados ‘feios’ e ‘fora do padrão’ para o mercado de alimentos.
| Foto: http://www.conecomm.com/food-waste |
Diante dessa situação, a rede de supermercados Intermarché criou uma campanha chamada ‘Inglorious Fruits and Vegetables’ (Frutas e Vegetais Ingloriosos). O supermercado percebeu que muitas frutas e vegetais não eram vendidos por possuírem tal aparência, mesmo quando se encontra em totais condições para o consumo. A partir disso, a rede de supermercados criou uma gôndola exclusiva para esses alimentos de aparências não-atrativas, na qual as vendas seriam feitas por preços 30% mais baratos. Para os clientes terem certeza de que esses alimentos possuem totais condições para o consumo, o supermercado ainda os oferece degustação de sucos e sopas feitos com os próprios.
O resultado da campanha foi imediato já nos dois primeiros dias da campanha. A loja chegou a vender aproximadamente 1,2 toneladas de alimentos de aparência ‘anormal’. Essa ação é muito eficaz pois favorece todos os lados: o cliente fica satisfeito com a compra de um produto de qualidade e mais barato e a empresa vende todos os seus alimentos, diminuindo o desperdício e o prejuízo. Ao visar a sustentabilidade, essa ação ainda promove a diminuição da produção de lixo, o que também é um grande problema discutido atualmente. São ações simples como essa que fazem uma enorme diferença. Inspire-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)