quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Diário de um Estagiário #5 - Clozel Comunicação

Clozel Comunicação

Hoje o Diário de uma Estagiária conta com a minha história. Chamo-me Monna, tenho 22 anos e sou aluna do curso de Comunicação – Relações Públicas, no Centro Universitário Belas Artes. Sou estagiária na Clozel Comunicação, que é uma assessoria de imprensa. Contamos com vários clientes do meio de decoração e cuido de três contas voltadas para esse setor.

As três lojas que cuido tem perfis diferentes. Uma delas é totalmente voltada ao público de luxo masculino. Fica localizada na Rua Oscar Freire e tem um público classe A. Lidar com grupos específicos faz com que você redobre o cuidado para atingir e saber lidar melhor com os profissionais. É preciso entender que muitas outras pessoas fazem o mesmo que você, enviam sugestões de produtos para que eles sejam publicados nos veículos, mas a questão é: Como ser escolhido? Muitos fatores são essenciais:

- Ter um bom relacionamento com os profissionais dos veículos;
- Ser pró-ativo, enviar o quanto antes suas sugestões para que elas tenham um efeito de chegada. Que de alguma forma, sejam uma das primeiras a ser selecionadas ou avaliadas;
- Gerenciar bem seu tempo;
- Dar prioridade às urgências;
- Ir atrás de novas pautas, sugerir outros clientes dentro de uma pauta. “Brifar” muito bem o que o profissional está te solicitando, tentar tirar o máximo de informações;
- Ser criativo; Entre muitas outras “artimanhas” que a prática do dia-a-dia faz com que você aprenda.

Outro cliente tem o perfil mais descolado. A loja fica localizada na Rua Augusta e também trabalha com artigos de decoração. Possuem diversos artigos incríveis, utensílios para cozinha, de organização, entre outros. E por último, um cliente mais específico, que trabalha com valores ligados à sustentabilidade. Lâmpadas de LED, torneiras que gastam 12% a menos de água, luminárias etc.

Meu trabalho exige um cuidado diário e muita organização. Minha ferramenta fundamental é o e-mail, que me ajuda na comunicação e relação com os veículos (revistas, blogs, sites). Por meio dele, recebo diversas solicitações, pautas, dúvidas, propostas de parcerias etc. Um exemplo de parceria são os reality shows, que procuram as assessorias de imprensa, para criar um vínculo entre a mídia e o cliente. As lojas emprestam por um tempo determinado os produtos para que o reality use como cenário. Em “troca” os artigos decorativos, utensílios, aparecem no programa e no final, nos créditos. Pode aparecer também o site da marca, etc. Quando o nome da marca aparece, aí passamos mais para o merchan, que é uma estratégia voltada mais para o marketing. Literalmente, as pautas fazem parte do meu dia. Respondo diariamente diversas delas. Elas vêm até nós por meio de jornalistas, editores, produtores, etc. Fazemos o intermédio também com produtores (fotógrafos) que vão retirar produtos nas lojas, para fazer um ensaio fotográfico e publicar em alguma revista, jornal, blog etc.

Bom, espero que tenham gostado de saber um pouquinho sobre o meu dia-a-dia como estagiária. Não esqueçam: força de vontade, pró-atividade e simpatia são peças chaves para bons relacionamentos! Boa sorte para você que está em busca de seus ideais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)