terça-feira, 7 de abril de 2015

Entrevista com Danielle Vieira


O "profissional da vez" dessa semana traz uma entrevista com Danielle Vieira. Relações Públicas formada pela renomada Faculdade Cásper Líbero, e que possui o tecnólogo em turismo e hotelaria. Sua experiência profissional com a área de Relações Públicas, começou antes de ingressar os estudos da área, atuando no setor hoteleiro, onde aprendeu a lidar com os diversos públicos e descobriu que gostava desse contato com eles, além do gosto pela escrita. Atuou também como freelancer em eventos e, atualmente trabalha na Ketchum no time de assessoria da P&G Beauty.

O que é melhor ao ingressar no mercado de trabalho: experimentar empresas variadas ou já se estabelecer em um único emprego? 

Isso é relativo, pois existem pessoas que tem a sorte de entrar em uma determinada empresa e adorar o trabalho e o ambiente, já outras não se adaptam tão bem. Creio que a mudança consciente de emprego é super saudável e muito válida para quem ainda está na época da faculdade. Nesta época surgem muitas dúvidas sobre o que queremos e onde queremos atuar, é interessante obter mais de uma experiência para ter certeza do que realmente gostamos de fazer e assim buscarmos as competências necessárias para progredir na área escolhida. 
O que mais a decepcionou na profissão de Relações Públicas?
Não sei bem se a palavra seria decepção, mas o que me deixa descontente na profissão, é que ainda sentimos a falta de reconhecimento e espaço dentro das empresas. O RP ainda sofre com o estereótipo de ser o cara da assessoria, mas não somos apenas assessores de imprensa, somos os responsáveis pela imagem que a organização pretende projetar para diversos públicos. Também não somos apenas as pessoas que realizam festas, somos aqueles que estão por trás de todo um planejamento estratégico para o evento acontecer. Enfim, acredito que nós Relações Públicas, devemos enfatizar quem somos e, apesar de termos algumas competências de jornalismo ou publicidade, temos que mostrar nossas competências específicas em relação a outras profissões. Merecemos nosso espaço e reconhecimento e isto, é algo que nós profissionais devemos buscar em conjunto.
E o que mais a agradou/surpreendeu na profissão?

O que mais me agrada na profissão, além do contato com diferentes públicos, desde diretores até o pessoal de chão de fábrica das empresas,  é a versatilidade que nos possibilita atuar em universos complementares e distintos ao mesmo tempo.
Em sua opinião, qual é o perfil ideal para um profissional dessa área?
Acho que o perfil ideal para toda profissão parte do princípio de busca de informações sobre a área e ver se algo atrai sua atenção. Para um RP, é necessário gostar do contato com os diferentes tipos de público, gostar de escrever, buscar sempre estar atualizado e aberto aos novos aprendizados que a carreira pode oferecer.
Quais são os exemplos de empresa que um relações públicas pode trabalhar?
A área de RP é como um leque e suas diversas abas, podendo atuar em áreas como: assessoria de imprensa, eventos, comunicação interna, planejamento, comunicação estratégica e áreas digitais.
Qual mensagem que você deixa aos futuros colegas que sairão com um diploma de Relações Públicas nos próximos anos?
Busquem atualizar-se com o que acontece ao redor de vocês, pois a comunicação acontece de maneira muita rápida e versátil, o que é novo hoje, amanhã já não surte tanto efeito. E nunca esqueçam do networking, pois o mundo é pequeno e nesta área de comunicação dependemos da ajuda de uns e outros.

Obrigada Danielle pela atenção e sucesso em sua carreira !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)