quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Talentos da Casa 2015 - Entrevista com Gabriela Hopf

E:\Ethel\Belas Artes\Eventos\Talentos da Casa 2015\Gabriela Hopf_Burson Marsteller.jpg
Foto: arquivo pessoal
O blog teve o prazer de entrevistar também Gabriela Hopf, formada em Relações Públicas e estudante de Letras português-alemão. Gabriela atua, desde 2011, na área de Relações Públicas em projetos de comunicação interna, organização de eventos, relacionamento com a imprensa e mídias sociais. Atualmente é assistente de marketing na Burson-Marsteller, uma das maiores redes globais de comunicação corporativa.

Como surgiu a oportunidade de trabalhar na Burson-Marsteller? Conta um pouco pra gente a sua tragetória e atuação dentro da empresa.

A oportunidade de trabalhar na Burson surgiu em 2011, quando eu estava ainda na faculdade. Eu vi um anúncio pela central de estágios, me inscrevi e meu primeiro cliente foi a HP. Antes de entrar na Burson, eu estava em uma empresa de cursos no exterior e eu estava muito infeliz, pois a vaga foi vendida pra mim como comunicação e o que eu fazia era ficar pegando xerox, indo ao banco, café… o que não é problema, faz parte, mas eu só fazia isso, então eu estava muito infeliz; não era o que eu queria trabalhar. Então quando surgiu a oportunidade na Burson, eu corri pra lá fiz a entrevista, eu não tinha noção de quem era a Burson, não conhecia muito bem. Depois que eu fui ver que é a 6ª maior rede global de agência de relações públicas no mundo, então para o mercado de RP ela é relativamente conhecida, por mais que eu não a conhecesse antes. Foi muito legal, uma experiência muito boa, e eu ainda tive a sorte de entrar para a HP primeiro como assessoria de imprensa, estagiária… E depois, quando surgiu um projeto inesperado de comunicação interna, a conta saiu de uma agência e veio pra Burson, e a gente fez a intranet da HP inteira, todo o modelo. Foi muito legal participar de um projeto assim, propor uma coisa do zero, não tinha antes intranet e a gente começou.

Depois a Natura entrou - que é um cliente grande também - para a assessoria de imprensa, relação com os investidores, e também tinha o Instituto Natura, no qual a gente fazia toda a assessoria e eu acabei sendo escalada para ser técnica Natura, então trabalhei mais um ano com ela. Ano passado fiquei o ano inteiro fora, fiz um intercâmbio pra Alemanha onde fiquei estudando, e voltei em maio para a Burson de novo. Por gostar tanto assim da empresa, praticamente todo o meu histórico de trabalho foi nela! Agora estou na área de Marketing. Eu gosto bastante, tem um ambiente de agência muito gostoso, muito diferente, muito criativo, a gente se sente muito a vontade lá.

“A Burson-Marsteller é uma das maiores redes globais de consultoria de comunicação corporativa e relações públicas, conhecida por seus projetos estratégicos e ideias inovadoras que constroem e sustentam marcas e reputações sólidas.” Isso é o inicio da descrição da instituição no site de vocês. Nós sabemos que construir e sustentar marcas e reputações SÓLIDAS não é uma tarefa fácil. Como sua formação em Relações Públicas te ajuda, diariamente, a lidar com o desafio de fornecer os melhores projetos e soluções para os clientes de uma empresa tão conceituada na área?

Gabriela no Talentos da Casa 2015
Foto: Ethel Pereira
Eu acho que o grande diferencial de relações públicas está na nossa formação, nos somos profissionais muito amplos; a gente tem um pouco de tudo de comunicação, por exemplo, a gente sabe de comunicação interna, de organização de eventos, a gente lida muito com isso. E também a questão dos públicos, que é importante ter uma visão muito ampla dos públicos, porque o relações públicas nada mais é que um gerente de relações, certo, esse é o nosso trabalho. E a gente sabe que essas relações, pra construção dessas reputações levam anos e é um trabalho de formiguinha - não é da noite pro dia -, requer muito contato e, por fim, relacionamento. Então eu acho que esse é o grande diferencial de relações públicas. Um dia mesmo eu estava fazendo um plano de divulgação de um produto e eu estava pensando no público interno, no público externo, nos possíveis clientes que poderíamos ter com aquele produto, então você tem uma visão 360º. Esse é um grande diferencial. E também na faculdade a gente esta acostumado a pensar sempre na estratégia de negócios da empresa. RP é uma faculdade muito prática, tem projetos experimentais, então você já esta acostumado, e quando você esta no dia a dia do trabalho, sabendo a estratégia da empresa, você já consegue linkar uma coisa com a outra.

Pensando ainda na Burson, por ser uma agência muito conceituada, eles já esperam de você o melhor, como superar essas expectativas e fidelizar o cliente?


Foto: Ethel Pereira
Olha, eu acho que é um trabalho primeiro em equipe, a gente tem diretores, gerentes e o próprio presidente - pessoas muito boas. O que eu gosto muito da Burson é que quando entra um projeto todo mundo coloca a mão na massa, do estagiário ao diretor, o que for preciso fazer - independente da hierarquia - a pessoa vai fazer. Se o diretor precisar fazer um follow up ou um mailing, ele vai fazer. Nosso grande diferencial é esse: trabalho em equipe. Pelo fato de sermos uma empresa global, nós temos muita ajuda de fora também, então tem muita troca entre as agências. Como vocês fazem isso, aquilo… as estratégias também, a Burson Global desenvolveu todo um jeito de pensar a estratégia de comunicação, então a gente procura dados para basear nossas comunicações. Então acho que é isso: dados, trabalho em equipe e estratégias bem definidas.

Nós sabemos que você já atuou em projetos de comunicação interna, organização de eventos, relacionamento com a imprensa e mídias sociais, e atualmente é assistente de marketing. A formação em Relações Públicas nos dá esse leque de possibilidades. Você sente que já se achou profissionalmente, que já percorreu por caminhos suficientes dentro do que a profissão pode te oferecer ou tem o desejo de atuar em outras áreas e assumir novos desafios?

Olha eu acho que eu não percorri todos os caminhos, por que eles são infinitos e essa é a grande mágica de relações públicas. Tenho muito interesse de trabalhar em outras áreas, até porque hoje em dia a gente não fala mais de uma área em comunicação, a gente fala de tudo. E isso é o legal de Marketing, hoje eu faço mídias sociais, faço eventos, é uma visão bem integrada. Eu to realizada, eu gosto do que eu faço, mas eu ainda quero tentar, com certeza outros meios porque esse é o futuro. Se eu ficar parada, só no que eu faço, não vou evoluir nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)